Blog

Redução da jornada de trabalho para pais com filhos com deficiência

Redução da jornada de trabalho para pais com filhos com deficiência

Pessoas portadoras de deficiência precisam de  cuidados especiais. Pensando nisso, veja a seguir se é possível a redução da jornada de trabalho para pais com filhos com deficiência.

A redução da jornada de trabalho sem queda do salário dos pais é um tema abordado na atualidade. Essa alternativa visa disponibilizar o tempo dos pais para sanar as necessidades de filhos especiais.

No entanto, a legislação ampara somente os servidores públicos federais, o que abre precedentes para os demais casos.

Veja a seguir o que a lei determina e qual tem sido o entendimento do judiciário em relação a esse direito.

A lei prevê redução da jornada de trabalho para pais com filhos deficientes?

Sim. A Lei n.º 13.370/16 prevê a redução da jornada de trabalho dos empregados de órgão públicos que possuem filhos com deficiência.

Ou seja, somente os servidores públicos possuem direito à redução de jornada garantida por lei em casos de filhos com necessidade de cuidados especiais.

A lei atribui ao servidor público federal o direito a executar horário especial se possui cônjuge, filho ou dependente com deficiência de qualquer natureza, sem necessidade de compensação de horas.

Entretanto, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ainda não possui previsão de jornada de trabalho reduzida sem desconto salarial para pais com filhos com deficiência.

Desde 2016, a garantia de redução da jornada sem prejuízo salarial pode se estender aos servidores públicos municipais e estaduais por paridade, para atender as necessidades especiais de um filho.

Qual é a redução de jornada prevista por lei?

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os servidores públicos municipais, estaduais e federais podem ter o expediente de trabalho reduzido para cuidar de um filho com deficiência.

Desse modo, a lei federal determina o direito à redução de 30% a 50% da jornada de trabalho dos servidores necessitados sem desconto no salário ou necessidade de compensação das horas.

A legislação exige que o servidor comprove sua necessidade de dedicar cuidados especiais por possuir filho ou dependente deficiente. A necessidade será comprovada por junta médica oficial.

Essa comprovação deve ser realizada através de avaliação biopsicossocial executada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Como funciona a redução de jornada para empregados?

A redução da jornada de trabalho para pais de filhos deficientes não é garantida por lei aos empregados. Somente aos servidores de órgãos públicos

No entanto, em recentes decisões judiciais, os empregados têm conquistado o direito à redução da jornada de trabalho quando possuem filhos ou dependentes com deficiência.

Há decisões da Justiça do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal que estenderam o direito da jornada reduzida a empregados. Veja alguns exemplos dos fatos que já ocorreram na justiça.

Exemplo 01

A Justiça do Trabalho de São Paulo autorizou a redução de 50% da jornada de trabalho de uma enfermeira, mãe de um filho autista e deficiente intelectual, sem desconto salarial ou necessidade de compensação de horas.

A justiça entendeu a necessidade da mãe em acompanhar o tratamento médico de seu filho com necessidades especiais e estendeu o direito a ela.

Dessa forma, o Juiz do Trabalho analisou o grau de necessidade especial atestado por laudo do neuropediatra, comprovando as limitações.

Logo, a redução foi concedida enquanto a criança necessitar de acompanhamento especial, visando proteger o direito à dignidade da pessoa humana, direito à vida e à saúde da criança.

Leia mais sobre a decisão clicando aqui.

Exemplo 02

Uma servidora pública do Distrito Federal não teve o direito à redução de jornada concedido por não ser servidora federal. Após a negativa, ela ingressou na Justiça do trabalho para requerer o direito.

A Justiça concedeu à funcionária a redução em duas horas da sua jornada diária, sem necessidade de compensação ou prejuízo salarial, enquanto seus dois filhos precisarem de acompanhamento especial.

A previsão da lei que ampara os servidores públicos abre precedentes para que a Justiça tenha entendimento favorável aos pais de filhos com deficiência que solicitaram redução da jornada de trabalho.

Leia mais sobre a decisão clicando aqui.

Como requerer redução de carga horária?

Para requerer a redução da jornada de trabalho procure o RH ou departamento pessoal da sua empresa para formalizar o requerimento administrativo com toda a documentação em mãos.

É fundamental demonstrar que você é indispensável para o cuidado especial da pessoa com deficiência e que não possui meios de delegar tal função a terceiros.

Lembrando que é necessário comprovar a necessidade especial do filho através da junta médica oficial. Portanto, tenha em mãos toda a documentação comprobatória.

Se houver negativa por parte da empresa, busque auxílio jurídico para requerer a sua redução da jornada de trabalho por ser cuidador de filho com deficiência.

Afinal, a Justiça do Trabalho tem concedido decisões favoráveis aos empregados que precisam acompanhar filhos especiais no direito à redução da jornada de trabalho.

Preciso buscar o auxílio de um advogado?

Não é obrigatório, mas pode pode ser uma decisão muito positiva para o melhor andamento do processo. 

Um advogado especializado em direito trabalhista pode facilitar todos os trâmites que envolvem a solicitação do pedido de redução de carga horária.

Além disso, ele pode te orientar sobre a documentação necessária e se seu caso pode ter a redução aprovada na justiça.

Conclusão

A legislação reconhece a necessidade de alguns pais em acompanhar seus filhos com deficiência de modo mais incisivo. 

Inicialmente, apesar de ser um direito garantido ao servidor público federal, o judiciário brasileiro tem estendido esse direito aos servidores municipais e estaduais, e até a empregados em geral.

É fundamental comprovar a sua necessidade de maior disponibilidade para cuidados com o filho portador de deficiência.

Se você ainda tem dúvidas, fale com um advogado especialista em direito trabalhista para garantir seus direitos.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhe este conteúdo