Blog

Extrato de pagamento de benefício do INSS: veja como acessar

Consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS é uma necessidade dos segurados que tiveram o benefício previdenciário aprovado, como aposentadoria, auxílio-doença e outros.

O extrato apresenta informações detalhadas sobre o pagamento, possibilitando a conferência de valores depositados, data e banco em que o benefício foi pago.

Com a criação do portal Meu INSS, verificar o extrato de pagamento de benefício se tornou muito mais fácil. 

Pensando nisso, listei tudo que você precisa saber sobre esse documento, como acessá-lo e o que fazer em caso de falha no sistema.

Extrato de pagamento de benefício do INSS

O extrato do benefício é um documento disponibilizado gratuitamente pelo INSS para consultar comprovantes de pagamentos, valores, datas e banco de destino do benefício recebido.

No extrato contém informações detalhadas tanto do beneficiário, como nome completo, CPF, NIT, data de nascimento e nome da mãe, quanto do benefício, como:

  • Espécie do benefício;
  • MR (Mensalidade reajustada);
  • DIB (Data de Início do Benefício);
  • DIP (Data de Início do Pagamento);
  • DCB (Data de Cessação do Benefício).

Consultar o extrato de pagamento de benefício INSS

Existem três formas de consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS: pelo site Meu INSS, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. 

A seguir, explicarei cada uma dessas opções.

Consultar extrato do INSS pelo site Meu INSS

O Meu INSS é uma plataforma digital do INSS que permite ao cidadão consultar informações sobre seus benefícios, agendar serviços e realizar diversos procedimentos previdenciários pela internet.

Para consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS pelo site Meu INSS, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do Meu INSS;
  • Clique em “Entrar” e faça o login com o seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, clique em “Crie sua conta”.
  • Na página inicial do Meu INSS, clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”.
  • Será exibida uma tela com as opções de extrato disponíveis. Selecione o extrato que deseja consultar e clique em “Visualizar”.

O extrato será exibido na tela. Você poderá imprimir ou salvar o extrato em formato PDF

Consultar extrato do INSS pelo aplicativo Meu INSS

Além do site, o INSS também disponibiliza o aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado gratuitamente para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS.

Para consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS pelo aplicativo Meu INSS, siga os passos abaixo:

  • Baixe e instale o aplicativo Meu INSS em seu dispositivo móvel.
  • Abra o aplicativo e faça o login com o seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, clique em “Crie sua conta”.
  • Na tela inicial do aplicativo, clique em “Extrato Previdenciário (BEP)”.
  • Selecione o benefício que deseja consultar e clique em “Visualizar Extrato”.
  • O extrato será exibido na tela. Você poderá imprimir ou salvar o extrato em formato PDF.

Consultar extrato INSS pelo telefone 135

Caso você não tenha acesso à internet ou prefira consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS por telefone, é possível ligar para o número 135.

Ao ligar para o telefone 135, tenha em mãos o número do seu CPF e o número do benefício que deseja consultar. O atendente do INSS irá fornecer as informações solicitadas e, se necessário, enviar o extrato por correio para o seu endereço.

Como fazer cadastro no Meu INSS?

Caso você ainda não tenha cadastro no meu INSS, saiba que é muito simples e segue o mesmo procedimento de inscrição no site do governo. Veja:

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Selecione a opção “Cadastrar senha”;
  • Aperte em “Crie sua conta gov.br”;
  • Insira nome completo e CPF;
  • Concorde com os termos de uso e confirme que não é um robô;
  • Responda o questionário proposto pelo INSS;
  • Habilite o cadastro inserindo o código recebido por e-mail ou SMS no campo exigido;
  • Cadastre uma senha
  • Clique em “Concluir” e pronto!

Quem pode consultar o extrato de benefício INSS?

A consulta de extrato de benefício INSS somente pode ser realizada pelo segurado que recebe algum benefício, ou por um agente do órgão em expediente de trabalho para fins de atendimento.

Afinal, as únicas possibilidades de acesso ao documento são através de login com informações pessoais no Meu INSS ou agendamento de atendimento pessoal em agência física.

O que fazer em caso de erro no extrato?

Ao consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS, o segurado pode se deparar com erros de informações ou erro na tentativa de acesso.

Por vezes, os usuários do meu INSS se deparam com a mensagem “Ocorreu um erro ao buscar seus dados” na tentativa de solicitar serviços ou verificar informações como o extrato de pagamento.

O erro ao buscar os dados pode ocorrer por lentidão na plataforma ou problema interno no sistema. É necessário aguardar alguns instantes e tentar novamente ou optar pelo atendimento presencial.

Por outro lado, em caso de erro nas informações é necessário pedir atualização de dados na própria plataforma, ou através de atendimento presencial. O telefone 135 também pode ser utilizado para essa finalidade.

Conclusão

Consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS é um procedimento simples e padrão para o segurado que recebe benefício previdenciário.

Para obter acesso às informações não é necessário ir até uma agência. Usando a plataforma digital do Meu INSS ou ligando para o 135, você pode acessar gratuitamente pela palma da sua mão.

Assim, você acompanha o valor depositado, data e todos os dados referentes ao seu benefício. Em caso de dúvida ou erros no extrato do seu benefício, recomendo que fale com um advogado especializado.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhe este conteúdo