Aguerrido e sempre engajado com as causas trabalhistas, o sócio-proprietário da Marden e Fraga Advogados, advogado Wilian Fraga Guimarães, recém-empossado presidente da , tomou a palavra ontem (17), em nome da entidade, durante Audiência Pública promovida pelo Tribunal Regional Federal da 18ª Região (TRT18) para apresentação das metas para este ano.
Fraga elogiou a iniciativa do TRT18 e sugeriu a inclusão de metas específicas relacionadas aos precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) como, por exemplo, a atualização da lista de ordem cronológica de pagamentos.
Ele também lamentou que a Reforma Trabalhista tenha fragilizado os sindicatos ao atacar suas fontes de receita e, ao mesmo tempo, conferir-lhes maior poder. “A Asind foi instituída com o intuito de lutar para que tais manobras – e outras que possam vir a ser engendradas no futuro – não inviabilizem o movimento sindical, que é fundamental para o trabalhador.
Wilian Fraga também chamou a atenção dos presentes para o momento delicado que vivencia a Justiça do Trabalho, após a Reforma Trabalhista. Em meio às suas críticas contundentes às alterações na legislação, ele ressaltou que as novas regras desestimulam os trabalhadores a buscarem seus direitos e fez um alerta: “Espero que daqui há alguns anos não estejamos aqui, definindo, como meta prioritária, conseguir fazer com que o trabalhador volte a buscar a Justiça do Trabalho”.