Blog

TRF 1 divulga liminar obtida por Welton Marden para desconto de contribuição sindical direto na folha

O site oficial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região repercutiu decisão obtida pela Marden e Fraga Advogados Associados em favor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de Goiás (SintsepGO), determinando o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento dos empregados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que expressamente tenham autorizado o desconto. Trata-se da terceira decisão obtida pela equipe Marden e Fraga, em menos de uma semana, em favor do sindicato e contra a MP 783/19. Confira a reportagem:
O Juiz federal da 3ª Vara, Leonardo Buissa Freitas, deferiu tutela de urgência para manter o desconto em folha das mensalidades dos filiados do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de Goiás – SINTSEP-GO.

Sustenta o magistrado que a mensalidade sindical não possui natureza tributária. A sua cobrança, portanto, sempre depende da prévia e facultativa filiação do trabalhador e que a cobrança em folha é uma forma de recolhimento célere e econômica, respaldada diretamente pela constituição.

Completou, ainda, que a contribuição sindical representa uma relação jurídica entre o servidor e o respectivo sindicato, amparada na autonomia da vontade, razão pela qual se vislumbra como indevida a intervenção estatal nesta seara, ao proibir o desconto em folha.

Ao final, o Juiz deferiu a tutela de urgência e determinou que os réus mantivessem o desconto em folha das mensalidades dos filiados do sindicato autor, nos mesmos moldes dos descontos efetuados em fevereiro de 2019, até ulterior decisão judicial.

Compartilhe este conteúdo

Categorias

Compartilhe este conteúdo