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Como Fazer o Controle de Ponto para Motorista?

O controle de ponto é obrigatório em empresas com mais de 20 trabalhadores. O registro pode ser feito de forma manual, mecânica ou eletrônica. 

No entanto, aqui surge uma grande dúvida: como fazer o controle de ponto para motorista, seja de caminhão, ônibus ou até de carro de passeio? 

Esses trabalhadores costumam exercer a função fora da sede da empresa e em horários muito diversos. Até porque, na grande maioria dos casos, envolvem viagens. 

Por isso, o registro de ponto para motorista tem algumas particularidades que fazem com que o registro tenha normas e regras distintas dos demais. 

Dessa forma, para o próprio motorista, é crucial saber a forma correta de anotar o controle de ponto, para resguardar os seus direitos. 

Para te ajudar nessa questão, preparamos esse conteúdo com os principais pontos que você deve saber sobre o assunto. Siga a leitura e confira agora mesmo. 

Como fazer o controle de ponto para motorista? Veja o que diz a lei

O serviço de motorista é regido pela CLT, artigos 235-A e seguintes. As normas desta lei determinam que a jornada de trabalho do motorista será de oito horas diárias. 

Entretanto, há algumas situações que permitem prorrogar por mais duas ou quatro horas, a depender da convenção coletiva de trabalho. 

Deve-se lembrar que todo e qualquer motorista também precisa fazer intervalo.

Ou seja, são ao menos uma hora para refeição e onze horas para descanso, das quais oito horas devem ser sem interrupções. 

Desta forma, a não observância destas regras implica em penalidades para a empresa. 

Entre elas, arcar com horas extras, reflexos e, até mesmo, indenização, a depender de cada caso. 

No entanto, a função de motorista tem algumas regras que a diferencia das demais funções. 

Por exemplo, existe o tempo de espera em que o trabalhador fica aguardando a carga ou descarga, à disposição do empregador. 

Para essas horas, deve-se pagar a proporção de 30% do salário-hora normal. 

Caso o tempo de espera seja superior a duas horas, ele integra o tempo de descanso, ainda que sem prejuízo a tal remuneração. 

Com tantos detalhes, são nítidas as razões que fazem surgir tantas dúvidas sobre o controle de ponto para motorista. 

Mas não se preocupe, pois vamos te contar tudo que você precisa saber sobre esse tema nos próximos tópicos.

Controle de ponto: como fazer 

Conforme já falamos, o controle de ponto para motorista pode ser feito de forma manual, mecânica ou eletrônica. 

Todos são feitos pelo profissional. Veja a seguir quais são os possíveis problemas de cada um. 

Ponto manual

O controle de ponto manual é o mais simples, feito através de anotações em planilhas, sejam físicas, através de papel, ou eletrônicas, através do Excel, por exemplo. 

O principal problema dessa forma para o controle de ponto para motorista é a possibilidade de adulteração ou, até mesmo, o esquecimento de anotar. 

Isso porque o trabalhador deve registrar todos os horários, inclusive intervalos. 

Ponto mecânico

O controle de ponto mecânico usa a análise de tacógrafo para regular os horários de trabalho. 

Para isso, o trabalhador deve usar um cartão de ponto, que recebe um carimbo sempre que o agente inserir o cartão no aparelho.  

Esse modelo também apresenta problemas, como o esquecimento de anotar. 

No entanto, diferente do ponto manual, ele deve ser feito no exato momento de cada intervalo, pois o carimbo é feito pelo aparelho. 

Contudo, para os motoristas de longos itinerários, essa forma se mostra inviável, uma vez que trabalham longe da sede da empresa. 

Controle de ponto para motorista: ponto eletrônico

Semelhante ao ponto mecânico, o eletrônico também precisa de um aparelho com local fixo. 

No entanto, o registro pode ser feito através de cartão, senha ou digital. 

Essa forma se mostra segura e mais fácil para o RH coletar os dados. 

Contudo, quando falamos de controle de pontos para motoristas, ela tem os mesmos problemas do controle anterior, pois precisa de um local fixo para o registro. 

Ponto alternativo

Essa forma de controle de ponto foi uma revolução nos últimos anos, quando falamos de facilidade e segurança do registro. 

Por meio do controle de ponto, o registro é feito de forma online por computadores e celulares conectados à internet.

Por isso, para quem precisa de mobilidade, esse modelo de controle de ponto para motorista é o ideal. 

Em outras palavras, essa forma é a melhor opção, tanto para a empresa quanto para o trabalhador. 

Além disso, essa forma se mostra segura, pois exige senha, digital ou reconhecimento facial do trabalhador, o que impede fraudes e alterações. 

Por fim, ao avaliar a melhor forma de controle de ponto para a empresa, é preciso considerar os custos de cada opção. 

Em regra, o ponto manual é a opção mais barata, no entanto, diante da facilidade e segurança, o ponto alternativo tem o melhor custo-benefício. 

Conclusão 

Saber quais são as formas de registro de ponto é crucial para avaliar como fazer o controle de ponto para o motorista. 

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas no momento da escolha.

No entanto, conforme já falamos, algumas opções não são viáveis para motoristas de longos trajetos. 

Assim, os pontos mecânicos e digitais não são ideais, pois precisam de local fixo para registro.

De qualquer maneira, não deixam de ser boas opções caso os motoristas trabalhem na mesma cidade da sede, por exemplo, com entrega de cargas. 

De forma geral, ao se tratar do controle de ponto para motorista, a maioria das empresas deste ramo considera o ponto alternativo a melhor maneira, pois o custo é mais baixo e tem boa segurança de dados. 

Além disso, traz grande facilidade quando o quesito é mobilidade. 

Dessa forma, será possível que o trabalhador faça todos os registros de ponto, com início e fim da jornada, pausas, tempo de espera e outras situações necessárias para a profissão. 

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