A jornada excessiva de trabalho deve ser observada com cuidado pelos gestores e funcionários para que não gerem riscos à saúde.
Ter uma jornada que envolve o tempo de descanso necessário é direito garantido por lei e deve ser cumprido.
A longa jornada de trabalho pode causar grandes impactos na qualidade de vida do trabalhador e precarizar todo o seu rendimento no trabalho, ainda podendo sofrer ou causar acidentes.
Saber o que torna uma jornada de trabalho excessiva é importante não só para os trabalhadores como também para os empregadores. Veja mais sobre o assunto abaixo.
O que é jornada excessiva de trabalho?
A jornada excessiva de trabalho ocorre quando o funcionário passa mais tempo em serviço do que descansando. Isso pode ocorrer de diversas formas e modifica completamente a qualidade de vida do trabalhador.
É comum que em algumas empresas os trabalhadores excedam as horas, muitas vezes pelas horas outras devido à quantidade de demanda da empresa ou setor.
A escala de trabalho oferecida por algumas empresas e até mesmo alguns trabalhadores autônomos, como entregadores ou motoristas de aplicativo, excede os limites do colaborador.
Mas, mesmo que seja permitido, até que ponto isso é saudável?
O que ocorre nesses casos é a falta de descanso necessário para a recuperação, bem-estar e saúde do trabalhador. Essa situação prejudica definitivamente diversas áreas da vida do trabalhador.
Conforme a legislação trabalhista, é possível realizar apenas 2 horas extras de permanência no expediente, além de ser obrigação do empregador o pagamento dessas horas ou acúmulo em banco de horas para eventuais descansos.
Muitas empresas agem de forma abusiva e requerem muito mais horas do que o permitido juridicamente, prejudicando a vida do trabalhador.
A verdade é que essa jornada extra deve ser revista pelo trabalhador e empregador com cuidado redobrado, existem alguns riscos gerados pelo cansaço e a falta de atenção que podem prejudicar a sua saúde.
Será realmente necessário exceder o tempo de trabalho para cumprir as demandas da empresa ou conseguir um extra no vencimento? Veja abaixo.
Quais os riscos da jornada excessiva de trabalho?
A jornada excessiva de trabalho pode ocasionar uma série de complicações que implicam, principalmente, a saúde mental. Entre os riscos estão:
- queda de imunidade e cansaço;
- riscos de doenças cardíacas;
- perda da qualidade de vida;
- redução da capacidade de raciocínio;
- queda na produtividade.
Além disso, você pode ocasionar lesões no corpo e acidentes no trabalho por conta da falta de atenção e menor disposição física.
Não se esqueça, também, de que as relações interpessoais dos funcionários podem ficar afetadas, atrapalhando a sua vida pessoal e profissional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que foram mais de 750 mil mortes por doenças cardíacas e derrames em decorrência das longas jornadas de trabalho. Por isso, muito cuidado.
O que a legislação fala sobre jornada excessiva de trabalho?
Em regra geral, a CLT prevê a possibilidade de uma jornada de trabalho diária de oito horas, com possibilidade de duas horas extras.
Nas formas de trabalho por interjornada, a empresa deve respeitar o tempo de descanso, que é de, no mínimo, 11 horas.
Quando esse tempo é ultrapassado com frequência, o trabalhador pode ter problemas de saúde e prejuízos na qualidade de vida.
Jornada excessiva de trabalho: como solucionar?
Caso esteja percebendo que sua jornada de trabalho esteja se tornando excessiva, é possível reverter a situação.
Para evitar esse tipo de situação, comunique aos seus gestores e fale sobre a necessidade de seguir a rotina de trabalho combinada.
Caso a sobrecarga esteja te fazendo ter de exceder suas horas na empresa, você pode verificar se não há a possibilidade de designar as suas tarefas ou sugerir a contratação de um ajudante na função.
Posso pedir indenização por jornada excessiva?
Caso a organização esteja impondo a jornada excessiva de trabalho por muitos dias seguidos você certamente está sendo prejudicado e pode receber indenização.
Algumas empresas mantém o contrato de 8h diárias, mas solicitam que o trabalhador mantenha-se trabalhando além do tempo permitido por lei.
Nesses casos abusivos, é possível recorrer à justiça para pedir indenização pelos danos que a empresa causou.
Como evitar casos de trabalho excessivo?
Para manter a sua empresa com um ambiente de trabalho saudável, é importante garantir que os funcionários tenham todo o respaldo para tirarem o tempo de descanso necessário.
- crie um cronograma com prazos alcançáveis;
- acompanhe o planejamento dos funcionários;
- delegue funções;
- delimite tarefas;
- estimule o cuidado com a saúde mental;
- otimize o tempo de trabalho;
- incentive que os funcionários façam atividades físicas.
Além disso, construir uma cultura de preocupação com a qualidade de vida dos funcionários é uma maneira de fazer com que eles se sintam confortáveis para se desligarem e usarem seu tempo de descanso sem culpa.
Portanto, a empresa deve estar sempre atenta ao ambiente de trabalho para conferir como anda a organização e planejamento das equipes e necessidades de cada funcionário.
Conclusão
Evitar jornadas excessivas de trabalho garante que o trabalhador use seu tempo de pausa para o devido descanso.
Mesmo que haja a possibilidade de realizar horas extras é preciso ter cautela com a frequência. Fazer horas extras de forma rotineira é muito prejudicial para a saúde.
Busque sempre se comunicar com os seus gestores acerca das suas demandas para não deixar as demandas prioritárias para última hora.
Caso o empregador esteja impondo uma jornada excessiva, entre em contato com um advogado trabalhista.