Blog

acessar a Carteira de Trabalho Digital

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

Muitas pessoas têm dúvidas de como acessar a Carteira de Trabalho Digital e esse pode ser o seu caso também. Por isso, preparei este artigo completo para explicar como funciona, se a versão digital é de fato confiável, como acessar e outras dicas.

Confira todas as informações neste artigo.

Carteira de Trabalho Digital

De antemão, vale dizer que a Carteira de Trabalho e Previdência Social na versão impressa não vai deixar de existir. A versão digital é uma alternativa também válida legalmente que visa agilizar o processo de registro e anotações em carteira. Portanto, ambas são válidas.

Prova disso é que, quando você realizar o acesso digital, verá todos os registros anteriores, de forma automática.

Por se tratar de um aplicativo, onde nada é tangível, muitas pessoas ficam em dúvida se os processos digitais possuem a mesma validade. E a resposta é sim. 

Por isso, tanto as anotações feitas no papel quanto de forma digital constarão na base de dados do Ministério da Economia.

Para ter acesso à versão digital, você só precisa baixar o App. Além disso, também poderá ter acesso ao documento pela web. 

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS. Por isso, logo abaixo você confere como fazer o acesso passo a passo no aplicativo e no navegador.

Ainda sobre o login, caso você já tenha conta no Gov.br, é possível usar esse acesso no App e na Web.

Na versão digital, você poderá consultar dados como:

  • Datas de admissão;
  • Datas de rescisões;
  • Alteração de salário;
  • Benefícios;
  • Informações sobre seguro-desemprego;
  • Abono salarial;
  • Férias etc.

Portanto, todas as informações que você teria em carteira física também poderão ser vistas na versão digital. Veja agora as vantagens de usar a versão online e como acessar.

Vantagens da Carteira de Trabalho Digital

Dentre as principais vantagens em ter a carteira de trabalho digital, está o fato dela estar sempre acessível. No celular, você não tem de se preocupar com o manuseio do papel. Além disso, a versão digital oferece a mesma segurança da física.

Já para a empresa, a vantagem é parecida. Isso porque não se faz necessária toda a burocracia de documentos na entrega e na devolução deles. Além do mais, todo o processo pode ser agilizado com o documento digital.

Outro ponto muito vantajoso é que a versão digital é 100% segura. Sendo assim, todos os registros em carteira digital te garantem os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários.

Registro CTPS digital

O registro é feito pela empresa através do portal eSocial com o seu CPF. Sendo assim, dispensa o registro também no formato físico porque, como disse antes, a validade é a mesma.

Após a empresa registrar, a informação aparece em até 24 horas no seu aplicativo. Além disso, vale lembrar que apenas empresas autorizadas podem ter acesso e fazer edições nos registros de trabalho.

No entanto, se você possui a versão impressa, deve guardá-la. Isso porque ela serve como documento de identificação. Ademais, se você for funcionário público e de órgãos internacionais, ela pode ser exigida.

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

Para acessar a CTPS digital, você tem duas opções: acessar via web ou, então, através do App. Veja abaixo como acessar essas duas formas.

1. Acessar a Carteira de Trabalho Digital pelo Aplicativo

  • Baixe o App para Android (clique aqui) ou para iOS (clique aqui);
  • Para acessar, você pode criar uma conta ou então usar o login do Gov.br;
  • Nesse momento, aparecerá na tela todos os seus dados da carteira para consulta.

2. Acessar a Carteira de Trabalho Digital na web

Para acessar a carteira digital na web, você pode usar um computador ou, até mesmo, o navegador do celular. Dessa forma, não precisará de aplicativo. Veja o passo a passo abaixo.

  • Acesse o site oficial do Ministério da Economia clicando aqui;
  • Clique no botão “entrar com o Gov.br”;
  • Insira CPF e depois a senha (ou com as demais opções disponíveis nessa tela);
  • Aceite o compartilhamento de dados;
  • Clique no quadro “Carteira de Trabalho Digital”.

Pronto, aparecerá na tela todas as suas anotações da carteira. No entanto, se você ainda não tiver uma conta, basta clicar em “entrar com o Gov.br”, digitar seu CPF e seguir o passo a passo orientado pelo site. É bem simples.

Como saber o número da Carteira de Trabalho Digital?

O número da carteira de trabalho digital desperta muitas dúvidas. Por isso, saiba que o número da CTPS digital é o seu número de CPF.

Outra informação importante é que a data do primeiro acesso ao documento digital será a sua data de emissão. Contudo, o formato digital não gera o número do PIS nem o da carteira física. Por isso, esteja atento.

Como imprimir a Carteira de Trabalho Digital?

Para imprimir os dados é bem simples. Além disso, serve como uma forma de consulta sobre a sua situação atual, quantidade de registros, tempo de trabalho etc.

Para imprimir a carteira de trabalho digital na versão web, basta acessar com o passo a passo acima. Depois, role a página até o final e clique no botão “imprimir”.

Na tela seguinte, você precisará fazer a marcação de quais dados quer imprimir. Selecione os tópicos que deseja e conclua.

Já no aplicativo, o processo é bem-parecido. Faça o login e clique na opção “enviar”. Em seguida, vão aparecer as opções de compartilhar o documento ou, então, imprimir. Basta clicar em “imprimir” e enviar para a impressora conectada ao celular.

Outra função importante é a opção de salvar o documento em PDF para ser acessado mais tarde. Você pode fazer isso tanto no celular quanto no computador.

Para salvar no celular, basta enviar o documento para a pasta de arquivos. Já na web, pode ser gerado o PDF e arquivado como qualquer outro documento.

Validade da versão digital

Embora possa ser impresso, o modelo serve apenas para consulta. Sendo assim, ele não tem a mesma função de documento que a carteira original. Isso porque a versão impressa possui foto e a validade do documento.

Dessa forma, saiba que a impressão serve apenas para a verificação.

Por outro lado, todas as informações que você observar no aplicativo também ficam registradas na base de dados do Governo. 

Desse modo, todos os seus direitos como INSS, FGTS e auxílios, por exemplo, estão garantidos por lei.

Por fim, vale lembrar que, mesmo após o registro digital, você tem direito a ter acesso às informações sobre o seu contrato de trabalho. Portanto, a empresa tem de fornecer os demais documentos e informações.

De modo geral, essa opção veio para facilitar a vida dos empregados e também das empresas. Além disso, uma vez que tudo é feito on-line e nos sistemas oficiais do Governo todos ficam seguros. Sem contar, é claro, a facilidade de acesso ao documento no celular, mesmo offline.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhe este conteúdo