A portabilidade de salário é uma opção para você que deseja migrar o recebimento do seu salário da conta salário para uma nova conta. Entenda agora sobre esse assunto.
Ter uma conta salário garante a você, trabalhador, a vantagem de receber seu salário, pensão, benefício ou aposentadoria em conta sem pagar tarifas bancárias.
No entanto, isso te vincula a determinado banco, que talvez não seja o seu preferido, porém as instituições bancárias oferecem a portabilidade de salário gratuita para você resolver esse impasse.
Todavia, essa opção permite que você tenha autonomia para escolher com qual banco quer se relacionar. Situação que, muitas vezes, acontece quando se inicia em um novo trabalho. Tal qual te direciona a receber em uma instituição bancária vinculada a ele, quando, na verdade, você prefere outra.
Afinal, a conta salário serve exclusivamente para recebimento do salário. Dessa forma, não permite demais movimentações como, por exemplo, transferências e depósitos de terceiros.
Sendo assim, usar a portabilidade para um banco que lhe ofereça mais vantagens nas movimentações financeiras é uma alternativa interessante.
Assim, entenda que você pode continuar sendo direcionado a um banco conveniado com a empresa para recebimento do seu salário.
Porém, saiba que não é obrigatório permanecer recebendo com a instituição bancária indicada. Você pode optar pela portabilidade salarial gratuita. Saiba mais adiante.
Conta Salário
Antes de tudo, entenda que a conta salário é uma conta bancária aberta em nome do empregado, por iniciativa e solicitação do empregador para realizar o pagamento de salários. Geralmente, no banco conveniado com a empresa.
Nela o empregador efetua os depósitos e o empregado recebe seu salário com isenção de algumas tarifas, porém as demais movimentações bancárias não são permitidas. Até então, você não tinha escolha.
No entanto, após recursos criados pelo Banco Central, essa história mudou. Primeiramente, a instituição financeira responsável pela abertura da sua conta salário, direcionada pela empresa, deve passar todas as informações necessárias a você sobre a abertura da sua conta, tarifas, características e conceitos.
Inclusive, a instituição bancária responsável pela abertura da sua conta salário deve lhe informar sobre a disponibilidade da portabilidade salarial gratuita.
Dessa forma, é de sua escolha manter essa conta salário para recebimento ou transferir seu pagamento para outro banco de sua preferência, desde que seja de sua titularidade.
Assim, se for de sua preferência, o recebimento dos seus recursos será transferido da conta salário gratuitamente para a instituição bancária definida por você. Lembrando que é necessário que a conta bancária de destino seja sua.
Ainda assim, sua conta salário não será extinta. O que haverá é a portabilidade do valor recebido nela para a conta de sua preferência.
Ou seja, o empregador continuará depositando o seu salário na conta original vinculada ao banco que ele é conveniado, porém o saldo será transferido imediatamente para a conta nova.
Além disso, na maioria das vezes, essa portabilidade garante menores custos de manutenção da conta destino. Algumas vezes, até mesmo a isenção, no caso da maioria das contas digitais, e taxas de juros menores em eventuais empréstimos e financiamentos.
Como fazer a portabilidade de salário?
Você tem a opção de transferir o recebimento do seu pagamento para outra conta de sua preferência. Bem como, para realizar essa portabilidade nem é necessário ir ao banco responsável pela abertura da sua conta salário.
É possível solicitar a transferência automática dos seus pagamentos para uma conta de depósitos à vista, uma conta poupança ou para uma conta de pagamento pré-paga de sua titularidade, na mesma ou em outra instituição.
A portabilidade de salário é feita exclusivamente entre os bancos. Dessa forma, você não precisa intermediar a transação, porém precisa solicitar a portabilidade ao banco de sua preferência. Além disso, deve solicitar a abertura da sua conta caso ainda não possua uma.
Para solicitar a portabilidade será necessário informar o CNPJ da empresa na qual você trabalha, a razão social e os dados do banco da sua conta salário. Confira também as informações para evitar erros e, deste modo, evitar a demora do processo e, por consequência, o atraso do salário.
Desse modo, se preferir, pode fazer a solicitação da portabilidade no banco em que possui a conta salário. Assim, basta solicitar uma única vez que seu salário será transferido todo mês para a conta indicada. Lembrando que a solicitação pode ser feita pelos canais digitais ou por escrito.
A instituição bancária responsável pela conta salário tem até 5 dias úteis para direcionar os depósitos para a conta destino. Sempre sem custos, absolutamente gratuita. No entanto, fique atento às despesas mensais referentes à nova conta.
Afinal, geralmente as movimentações que estarão disponíveis na nova conta bancária são acompanhadas de cobranças de taxas extras de serviços. Então, ao optar pela portabilidade certifique-se de todas as taxas existentes.
Vantagens e desvantagens da portabilidade
Em relação às desvantagens, mantenho o alerta sobre as taxas da nova conta. Afinal, a conta salário é isenta do pagamento de tarifas, mas fornece apenas o cartão magnético gratuito, permite 5 saques sem cobrança de taxas, 2 consultas mensais de saldo e 2 acessos a extrato de movimentação.
Porém, muitas instituições insistem em aproveitar a portabilidade para condicionar o cliente à aquisição de produtos bancários. Então, mantenha-se atento em relação a vendas casadas, pois elas são proibidas. Assim, verifique todas as condições antes de finalizar a transferência.
Por outro lado, as vantagens em optar pela portabilidade de salário podem ser várias. Começando pela autonomia de se relacionar com o banco de sua preferência. Dessa forma, você pode centralizar toda a sua movimentação bancária em uma única instituição.
Logo, garantindo acesso a serviços extras como limites de crédito, empréstimos, cartões especiais e limites emergenciais. Assim como, taxas de juros e de manutenção menores. Claro, dependendo do banco que você escolher para se relacionar.
Além disso, você pode escolher receber em bancos digitais que proporcionam uma maior comodidade. Com taxas reduzidas, tarifas menores e praticidade. Ressaltando que a portabilidade sempre é gratuita.
Por fim, é possível cancelar a portabilidade a qualquer momento e voltar a receber pela sua conta salário. Para isso, basta fazer a solicitação de cancelamento ou alteração, que será atendida em até 5 dias úteis. Assim, seu salário voltará a ser disponibilizado na sua conta salário.
Enfim, é importante conferir todas as informações junto ao seu banco antes de efetuar as transações, além de analisar todas as taxas e tarifas para negociar e garantir suas vantagens.