Acessar o contracheque no SouGov é uma alternativa ideal para os servidores federais que desejam visualizar informações relacionadas a sua atividade financeira no serviço público. Então, veja neste artigo como fazer.
Até o surgimento do SouGov, em 2021, essa e outras solicitações eram feitas em diferentes canais, como atendimento presencial, central telefônica, e-mail, SIGEPE Mobile e SIGEPE Servidor.
Agora, veja um guia mostrando como entrar no aplicativo, quais são seus principais serviços, como criar uma conta e o passo a passo para solucionar problemas.
O que é e como funciona o SouGov?
O SouGov é um aplicativo desenvolvido para facilitar o acesso dos servidores públicos federais a serviços relacionados à sua vida funcional, como o contracheque.
A plataforma é uma iniciativa da transformação digital da Administração Pública Federal, que busca unificar os serviços online em um ambiente simples e ágil.
Para utilizar o SouGov, basta ter acesso à internet e uma conta de acesso no gov.br com selo prata ou ouro, que podem ser obtidos quando o cadastro é feito através das instituições bancárias.
O aplicativo oferece atualmente 107 serviços e é atualizado constantemente para garantir a eficiência e a praticidade.
O SouGov é disponibilizado apenas para Android e iOS e oferece segurança e autenticidade nas informações dos usuários, com a garantia de que a conta é segura e confiável.
Como criar uma conta no SouGov?
Criar uma conta no SouGov é muito simples! Basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Faça download do aplicativo SouGov na sua loja de aplicativos;
2. Instale e abra a ferramenta;
3. Clique em “Entrar com gov.br”;
4. Digite seu CPF;
5. Selecione “Continuar”
6. Informe sua senha do gov.br;
7. Autorize o uso de dados pessoais;
8. Se não possuir selo prata ou ouro, selecione uma das opções que surgirem para adquirir o selo necessário.
Pronto! Assim, você poderá explorar todos os serviços que desejar.
Caso o sistema informe que você já possui cadastro no gov.br, mas você não lembra sua senha, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações fornecidas.
Em casos atípicos, é possível entrar em contato com o Ministério da Economia, responsável pela conta gov.br, através de Formulário.
Passo a passo para acessar o contracheque pelo SouGov
Contracheque é um documento que apresenta informações detalhadas acerca das condições previstas no contrato de trabalho, como os valores de pagamentos e descontos.
Para acessá-lo, é necessário ter uma conta ativa no sistema gov.br, já que esse é um dos requisitos para utilizar o SouGov, nova ferramenta de solicitação de serviços dos servidores federais.
Caso você deixe as notificações ativadas, o aplicativo enviará uma notificação mensal alertando quando a prévia do contracheque estiver disponível na plataforma.
Essa notificação também pode chegar via e-mail, então certifique-se de que os seus dados pessoais estão cadastrados corretamente na plataforma. Normalmente, a prévia fica disponível no dia da homologação da folha de pagamento.
Confira o passo a passo:
1. Abra o aplicativo, como falado acima;
2. Escolha o vínculo;
Essa opção é válida para servidores que possuem mais de um vínculo de serviço. Nesse caso, é importante começar selecionando qual deles gostaria de consultar. Para isso, é só clicar na seta ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”.
3. Selecione a opção “Auto Atendimento”;
4. Aperte em “Consulta Contracheque”;
5. Clique no mês que deseja;
6. Faça download do documento;
Para isso, selecione a seta direcionada para baixo, no canto superior direito.
7. Deslize para esquerda e escolha entre “Remuneração Mensal”, “Rendimentos” ou “Descontos” para visualizar infográficos interativos. Nesse espaço também ficará visível a evolução do salário.
Quais os principais serviços do SouGov?
Os principais serviços do SouGov são acesso a contracheques, consignações e empréstimos, ficha financeira atual, autorização de acesso à declaração de imposto de renda para pessoa física e comprovante de rendimentos.
Além dos serviços acima, é possível acessar funcionalidades e solicitações de afastamento, atestado de saúde, auxílio-transporte, período de férias, alteração de dados bancários, licença-maternidade, paternidade e adotante.
Portanto, os servidores podem requerer, autorizar, acompanhar, consultar, agendar e resolver inúmeras questões através dos serviços disponíveis no aplicativo.
Problemas de acesso ao SouGov: o que fazer?
Ao tentar ingressar no SouGov, o usuário pode se deparar com diversos problemas. Para facilitar sua vida, listei abaixo os principais deles e sua solução.
1. Status da conta é Bronze
Usuários bronze não conseguem fazer login. Para solucionar esse problema, é preciso ir até “Seguranças da Conta” no gov.br e aumentar o nível para prata ou ouro.
2. Grande número de acessos simultâneos
Boa parte dos problemas de acesso ao SouGov são justificados pelo grande número de ingressos simultâneos na plataforma.
Quando isso ocorrer, a melhor alternativa é fechar o aplicativo e esperar alguns minutos até a próxima tentativa.
3. Não reconhecimento de e-mail
Esse é um problema muito frequente, que ocorre quando o e-mail cadastrado no gov.br não é reconhecido no SouGov.
Nessa situação, é necessário fazer o seguinte procedimento:
- Acessar Formulário do Portal de Serviços do governo;
- Clicar em “Preciso incluir/alterar meu e-mail para fazer nova senha”;
- Preencher as informações e enviar documentos solicitados;
- Selecionar “Enviar Solicitação”.
Conclusão
O SouGov é um aplicativo criado recentemente pelo governo que unifica os serviços online para servidores públicos federais em ambiente único para tornar as solicitações mais rápidas e simples.
Dentre os diversos serviços oferecidos, o servidor federal pode acessar o contracheque no SouGov. Para isso, tudo que o servidor precisa é de uma conta ativa no gov.br.
Caso você tenha verificado erro ao acessar o contracheque no SouGov ou enfrente dificuldade com o requerimento de benefícios, fale com um advogado especialista para te auxiliar no procedimento.